Post: A importância de Marketing e Vendas para Pequenas e Médias Empresas

As pequenas e médias empresas (PMEs), representam nada menos do que 98% do total de empresas do Brasil, movimentando quase 30% do nosso PIB, empregando 50% da população.

Como curiosidade, em alguns países europeus, como Itália, Alemanha, Holanda e Reino Unido, estas empresas representam mais de 50% do PIB. Destes 98%, cerca de 78% sofreram um impacto negativo na suas receitas, sendo que, para 39% o impacto foi negativo foi acima dos 40%.

Dentre as maiores preocupações das PMEs no momento, no topo da lista aparece o tema “Melhorar marketing e vendas” (71% das empresas), seguido de perto pelo “Fluxo de caixa” (66% das empresas), isso demonstra a importância de um trabalho sincronizado entre Receitas x Depesas (Fonte: PEGN). Mais de 85% das empresas concordam que precisarão testar novas estratégias para o negócio.

Isso inclui mudanças no modelo de negócios, novos produtos, novos canais de vendas e relacionamento. Muitas dessas empresas precisarão de ajuda de uma Consultoria de Marketing e Vendas, pois estas, possuem metodologias, profissionais e conhecimento que podem fazer muita diferença nos resultados destas empresas.

No gráfico abaixo, você pode ver o tamanho do impacto por segmento do mercado, retirado do estudo da EY (Ernst Young) – Covid19 no Brasil:

Pois bem, nesse mesmo estudo, fica muito claro que a grande maioria das empresas falam de recuperação total e parcial das suas receitas, no período pós-surto do Covid19, o que é uma ótima notícia, trazendo um maior otimismo em um momento em que estamos afogados por tantas informações ruins:

Dado este cenário, que tal a gente falar um pouco sobre iniciativas do ponto de vista de Marketing e Vendas que poderão ajudar nesta retomada que está por vir? Vamos lá! Você já deve ter ouvido falar de Vantagem Competitiva, não?

Pois é, sem dúvida isso é importante para o sucesso de longo prazo de um negócio, mas a pandemia, acabou de mostrar que ela pode sumir muito rapidamente.

Por isso, a primeira dica que gostaria de deixar neste artigo, é sobre Vantagem Transitória, que consiste em aprender a lançar novas iniciativas estratégicas em rápida sequência e criar um portfólio de vantagens que possam ser exploradas e, se for o caso, abandonadas com igual rapidez.


Dentro deste conceito, os empreendedores estão sempre ajustando seus planos e trabalhando em novas oportunidades, tais como: desenvolvimento de novos produtos e serviços, expansão para novos canais de vendas, revisão constante da estratégia de preço, implementação de indicadores de desempenho e inovação como um todo, tanto em Marketing quanto em Vendas.

Cuidado com algumas ciladas, por exemplo, achar que por ser pioneiro em determinado segmento, sua perpetuidade está garantida… armadilha perigosa!!

Outra forma de pensar e que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio é através da implementação de indicadores de desempenho comercial.

Através dessa iniciativa, geralmente implementada por uma consultoria de marketing e vendas, seu negócio passará a ter um controle dos principais indicadores, tais como: vendas por produto, rentabilidade, ticket médio, dentre outros.

O fato de sua empresa possuir esses indicadores, irá lhe trazer mais segurança e embasamento para a tomada de decisão, com o propósito sempre de alavancar suas vendas, com qualidade. Agora, vamos ser sinceros, ter indicadores e não fazer nada sobre o que eles estão apontando, é uma baita perda de tempo… portanto, tenha disciplina na atualização das informações e tomada de ação. Com uma Consultoria de Marketing e Vendas, a PME pode ainda se beneficiar de diversas formas, tais como:

  • Saber onde aplicar seus esforços intelectuais e financeiros, deixando muito mais claro o caminho que o seu negócio deve tomar do ponto de vista mercadológico, na busca de maior participação de mercado, aumento de vendas e maior rentabilidade.
  • Entender onde estão os problemas que impedem a produtividade de vendas, saber onde aplicar os esforços, deixando muito mais claro o caminho que o seu negócio deve tomar para melhorar os resultados de vendas.
  • Entender como estão os atuais canais de vendas, sua concentração e os problemas que impedem uma melhor produtividade, desenvolver novos canais de vendas pode ser uma saída bem interessante.
  • Conhecer as forças e fraquezas da sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado em que ela está inserida, maximizando assim o potencial do seu negócio. Afinal, a sorte não pode fazer parte da estratégia das empresas de sucesso.
  • Entender quais são os atributos que seu produto precisa ter, como deve ser sua aparência / apresentação de embalagem, nome, dentre outros. Ter o produto certo para o cliente certo!
  • E… muito mais!

Muitas PMEs ainda têm medo de contratar uma ajuda profissional (consultoria) para as áreas de Marketing e Vendas, pois pensam que o investimento é muito alto e que não vale a pena.

Infelizmente, para algumas, o aprendizado acabou vindo com a dor, a dor de muitas terem visto seus negócios sucumbirem. O trabalho de Consultoria de Marketing e Vendas não deve ser pensado apenas quando as coisas vão mal.

Empresas que estão indo bem, também precisam fazer a manutenção das suas iniciativas de Marketing e Vendas, para continuarem avançando dentro do conceito de Vantagem Transitória. A Atingir +, conta com profissionais capacitados em Consultoria de Marketing e Vendas, e possui um portfólio que passa por palestras, cursos e consultoria para estas áreas. Conte conosco para o que for necessário. Vamos em frente! Buscando nosso caminho de volta à luz!

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