Post: 5 motivos para você investir em uma Consultoria de Marketing e Vendas

Muitas empresas ainda acham elevados os investimentos necessários para implementar uma consultoria de marketing e vendas para melhorar os resultados dos seus negócios.


E quais seriam os custos de ignorar as oportunidades de melhoria? Já parou pra pensar?

O momento que estamos passando fez muitos empresários refletirem sobre as iniciativas que poderiam ter sido implementadas para aumentar suas barreiras de proteção contra ameaças mercadológicas de uma maneira geral, e dentro disso, obviamente que a pandemia se encaixa.

Não existe bola de cristal e ninguém esperava por isso, mas fica evidente que essa corrida desenfreada por melhorias e inovação em seus negócios, era algo que estava reprimido e que a COVID-19 apenas escancarou.

Um outro ponto importante que temos que levar em consideração é que não é apenas em empresas que estão passando por um momento turbulento, que a consultoria de marketing e vendas pode ajudar.

Esqueça o velho jargão “em time que está ganhando não se mexe”, muitos foram pegos nessa armadilha. Empresas que estão crescendo e surfando uma onda positiva, sempre possuem oportunidades de melhorias em termos de processos de marketing e vendas, integração entre as áreas, capacitações para os profissionais de vendas principalmente, implementação ou melhorias de ferramentas como CRM, dentre outros.

Em time que está ganhando se mexe, sim! Independentemente do cenário que você ou sua empresa estão vivendo, tenha em mente que uma consultoria de marketing e vendas pode ajudá-lo demais, com um “investimento/benefício” muitas vezes bem menor do que o caminhão de dinheiro que você imagina ser necessário para fazer isso tudo acontecer.

Existem várias modalidades de consultoria de marketing e vendas, desde o mais básico, como um mapeamento de processos e sugestão de melhorias, até um projeto completo que aborda todas as variáveis de marketing e vendas, tais como: preço, promoção, praça, produto, metas de vendas, integração entre as áreas, projeção de receita, relacionamento com o cliente, funil de vendas, speech comercial, presença digital e por aí vai.

Vamos aproveitar o momento para deixarmos claro algo que temos visto na prática em nossas consultorias de marketing e vendas, um erro muito comum entre os empresários: investir em marketing digital no anseio de geral resultados imediatos. Lamento informá-los, mas isso é ficção.

Os resultados costumam ser demorados e tem muita tentativa e erro inserida nesse processo. A provocação que quero fazer antes de você injetar grana em marketing digital, é que pare por um momento e avalie se o seu mix de marketing está redondo.

Seu preço está adequado? Seus canais de vendas são rentáveis? Seu produto possui algum diferencial versus os concorrentes ou é mais do mesmo? Seu time de vendas está apto a atender o cliente com excelência?

Se você estiver confortável com todos os pontos anteriores, aí sim você pode partir para a comunicação, caso contrário, o dever de casa precisa ser refeito, você deve voltar para a “prancheta”.

Enfim, dada esse breve introdução, abaixo listamos 5 vantagens em contratar uma consultoria de marketing e vendas para sua empresa (obs: existem muito mais benefícios do que esses, mas aqui listamos alguns que sabemos que fazem muita diferença no dia a dia):

1- Aumento e previsibilidade da receita: não basta aumentar a sua receita, isso pode trazer um impacto positivo no curto prazo, mas sua empresa precisa ter uma ideia de qual o faturamento futuro previsto. Previsibilidade na receita vai ajudar a compor um fluxo de caixa que poderá trazer mais tranquilidade para a gestão do seu negócio, afinal de contas, fica impossível projetar a saúde financeira do seu negócio se a linha da receita (top line) é muito errática;

2- Metas definidas e alinhadas entre marketing e vendas: isso ajuda a criar sinergia e diminui os atritos tão comuns entre ambas as áreas. Marketing tem suas metas de geração de leads qualificados, engajamento, satisfação dos clientes atuais (NPS), dentre outras.

Vendas tem suas metas de faturamento, quantidade de novos clientes, rentabilidade nas vendas, etc. Acontece que, se tudo isso estiver solto entre as áreas, cada uma vai olhar para os seus próprios objetivos e esquecer que precisam atender um objetivo global da empresa. Sem integração entre estas metas, a possibilidade de o tiro sair pela culatra, é grande!;

3- Trazer novos clientes e aumentar a receita dentro dos atuais: diminuir a concentração de clientes é algo importante para minimizar possíveis perdas de clientes, por isso, ter uma estratégia definida para atrair novos clientes é crucial. Muitas empresas fecharam suas portas porque tinham 80% de sua receita concentrada em um ou dois clientes.

A partir do momento que um deles vai embora, o cenário fica insustentável. Uma consultoria de marketing e vendas irá traçar rotas para aumentar a taxa de conversão e trazer novos clientes para o seu negócio.Além disso, você pode implementar ações de cross-sell e up-sell nos seus clientes atuais, gerando um maior volume de negócios para sua empresa.

Aqui, vale a máxima de que é muito mais fácil e barato crescer dentro dos clientes atuais do que conquistar novos clientes, o CAC (custo de aquisição de clientes) costuma ser bastante elevado, por isso, explore ao máximo o potencial dentro dos seus clientes atuais;

4- Mais retorno sobre os investimentos (ROI) de marketing e vendas: muitas empresas pecam ao fazer investimentos desconexos a uma estratégia maior, pulverizando seus esforços de forma ineficaz.

Ter uma estratégia definida de investimentos por canal de vendas é essencial para melhorar o retorno sobre o investimento. Sabemos que a verba para fazer ações de marketing e vendas, costuma ser curta em empresas de pequeno e médio portes, por isso, controlar o ROI é tão importante, você não pode desperdiçar o pouco que possui, atirando pra todos os lados e rezando para que as vendas melhorem. Um consultoria de marketing e vendas irá traçar um direcional que faça sentido para o seu negócio;

5- Maior engajamento e sinergia entre os times de marketing e vendas: unificar os objetivos em prol dos resultados do negócio. Marketing e Vendas precisam estar 100% alinhados no que a empresa precisa entregar.

Essas duas áreas precisam andar juntas. Uma das principais demandas que aparecem para a Atingir +, é para promover ações de alinhamento entre estas duas áreas.

Lembre-se que elas precisam andar de mãos dadas, brigas de egos e individualismo não irão levar sua empresa a lugar algum. Poderíamos continuar esse artigo por uma dezena de parágrafos, o tema é vasto e valioso para empreendedores, empresários, profissionais de marketing e vendas, diretoria de empresas e por aí vai.

Precisamos educar o mercado brasileiro de que consultoria de marketing e vendas é algo sério e que traz resultados efetivos para o seu negócio.

As empresas prestam muita atenção ao custo de se fazer alguma coisa, quando na verdade deviam se preocupar com o custo de não se fazer nada.~ Philip Kotler

Se você quer dar um passo além dos seus concorrentes, pense nisso com muito carinho e conte com a Atingir Mais para ajudá-lo em todo esse processo. E aí, vamos atingir mais resultados juntos?

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