Bom, todos nós sabemos o que está acontecendo. O momento é de pandemia, algo que aconteceu pela última vez há 100 anos, com a gripe espanhola em 1918.
Ou seja, nossa geração, nunca passou por tal situação. Isso gera uma série de incertezas e dúvidas de como agir e tomar decisões nos mais diversos segmentos de mercado que compõem a nossa economia.
Quando falamos de Inteligência de Mercado, logo vem à mente o Planejamento Estratégico, que envolve uma análise interna e externa, identificando ameaças e oportunidades para a construção de cenários e projeções para o futuro da empresa.
Mais ou menos no meio do caminho de construção do Planejamento, chegamos a uma análise SWOT.
O ponto que chama a atenção aqui é o seguinte: Alguém em sã consciência colocou uma Pandemia como uma Ameaça (comércio, academias, escolas) ou uma Oportunidade (curso à distância, varejo online)? Se você colocou, meus parabéns! Me fale onde você comprou essa bola de cristal.
Eu fiz alguns planejamentos estratégicos no ano passado e afirmo que não passou nem perto da minha cabeça que uma pandemia poderia acontecer.
Pois bem… Com base no cenário global atual, muitas empresas estão fazendo contas exaustivamente para conter os custos, dada a inevitável queda na geração de receita (para alguns negócios), enquanto outras, estão aproveitando para surfar a onda, como por exemplo, o mercado de EPIs, álcool gel, e-commerce, etc.
Dentro destas contas para contenção de custos, uma das áreas que quase sempre acaba indo para o paredão, é a área de Marketing, pois muitas empresas ainda enxergam esta área como um “artigo de luxo”.
Uma das diversas vertentes do Marketing, é a Inteligência de Mercado, que dentre outras coisas, analisa concorrentes, define volume de vendas, ciclo de vendas, complexidade da venda, posicionamento de mercado, indicadores de desempenho, etc.
A grande dúvida é: devo acelerar os esforços de inteligência de mercado dentro deste contexto ou é melhor reduzir a velocidade e esperar a poeira baixar?
Obviamente, a decisão deverá levar em conta uma série de fatores, mas de maneira simplificada, eu diria que essa é a hora de acelerar, acelerar muito!
Empresas visionárias, estão aproveitando o momento para pensar de forma diferente, acelerar a transformação digital das suas marcas, redefinir o route to market (canais de vendas), redefinir KPIs, pensar em uma solução omnichannel, trabalhar com uma estrutura de inside sales, redesenhar seu planejamento e por aí vai.
Kodak, Blackberry, Blockbuster, pararam no tempo, entraram na zona de conforto… o mercado é impiedoso, ele atropela quem se acomoda neste lugar gostoso, mas perigoso.
E você ou sua empresa? Onde querem estar depois que tudo isso passar? E tenha certeza, VAI PASSAR.
Explore ao máximo o potencial da sua área de Inteligência de Mercado / Comercial e esteja pronto para colher os frutos por não ter parado no tempo. Reinvente-se.