Post: Passo 6: Teste, mensure e melhore sempre

No artigo anterior eu detalhei o passo 5, que estabelece um calendário promocional para cada ponto de contato, canal de mídia e os integra, de forma a garantir a repetição. Dando seguimento, vou detalhar neste artigo o passo 6 que preza por criar nas empresas uma cultura orientada por dados e que testa, mensura e melhora tudo que faz.


No ambiente digital é fato de que tudo que é feito deixa rastros, ou dados, que podem levar a interpretações do que está funcionando e do que pode ser uma oportunidade de melhoria.


Diante disto, as empresas têm obrigação de fazer esta interpretação e buscar a melhoria contínua de suas ações, pautado por uma cultura que orientada por dados. Mas como implementar esta cultura? Vou listar abaixo alguns pontos que acredito serem fundamentais:


1- A cultura vêm de cima para baixo, se os líderes não derem o exemplo e continuarem tomando suas decisões baseadas em intuição, a adoção da cultura orientada para dados por parte dos funcionários vai falhar. Aqui não quero minimizar a importância da intuição, pois muitas vezes ela, baseada na experiência, vai ser fundamental para a tomada de decisão mas se existir dados oriundos dos clientes eles não podem ser negligenciados e nem minimizados;


2- Permitir o erro, testar hipóteses para as ações, para as melhorias, e aprender com os dados para que a melhoria possa ser um processo contínuo incentivado dentro da empresa;


3- Possuir uma padronização nos indicadores realmente relevantes a serem olhados, com a periodicidade destes bem definida e ter um dashboard de fácil entendimento e acessível a todos para tangibilizar isto;


4- Entender toda a jornada do consumidor, passando por todos os pontos de contato, até chegar na finalização da compra e como este cliente se relaciona depois com a marca e faz a recompra, ou seja entender através dos dados todo o processo do cliente, do início ao fim;


5- Ter a gestão do conhecimento destes dados, estabelecendo processos para que os aprendizados fiquem na empresa e não nas pessoas.


Com estes pontos bem executados a cultura orientada para dados e a melhoria contínua das ações da empresa passa a ser uma obsessão e os resultados tendem a melhorar, fechando um ciclo de 6 passos, detalhados nos artigos anteriores, que se retroalimenta e que deve estar constantemente sendo revistos para atingir o objetivo da implementação deles que é estar constantemente melhorando o retorno dos investimentos das ações de Marketing e Vendas das empresas.

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