Post: Passo 5: Estabeleça um calendário promocional para cada ponto/canal e os integre – repetição

No artigo anterior eu detalhei o passo 4, que tira as “dores” identificadas no passo 3 e tangibiliza em cada ponto para o sistema primário do cérebro os ganhos e os seus diferenciais através da emoção.

Dando seguimento vou detalhar neste artigo o passo 5 que estabelece um calendário promocional para cada ponto de contato, canal de mídia e os integra, de forma a garantir a repetição.


Estes dois fatores, emoção e repetição, somados, garantem a memória de marca, ou de qualquer outra coisa, como já reforçado no artigo anterior, no qual detalhei mais o fator da emoção.

Mas como repetir algo para os meus potenciais clientes se eu não tenho um grande orçamento para isto?
Quando olhamos a dinâmica das mídias de massa, offline, é fato que para podermos garantir a repetição precisamos de uma quantidade de verba grande o suficiente para garantir que o anúncio seja veiculado diversas vezes na TV, no rádio, em mídias externas ou em jornais e revistas.


Entretanto quando olhamos a dinâmica das mídias online isto muda e conseguimos através das diferentes mídias, mesmo de forma orgânica, garantir que todas elas tenham um calendário promocional robusto, integrado, reforçando e garantindo a repetição da mensagem e do posicionamento da empresa em todos os pontos de contato.


Para isto é fundamental estabelecer uma frequência ideal para cada mídia de forma a atingir os potenciais clientes de forma contínua. O conteúdo postado nas redes sociais, por exemplo, deve ser testado para que se aprenda qual é o formato e a linguagem que mais gera engajamento, mais conversão, quais os dias da semana e horários que os usuários tem mais disponibilidade de tempo para navegar e mais propensão a receber o seu conteúdo.

Estes fatores devem ser aprendidos e incorporados no calendário promocional da empresa.


Outro fator fundamental na montagem deste calendário promocional é alinhar o calendário da sua empresa com o calendário do Varejo, respeitando as datas e períodos sazonais que o negócio pode ser alavancado de forma a potencializar os resultados.


Diferente do que alguns pregam, ganhar dinheiro no digital não é fácil e nem rápido, tudo leva tempo e consistência e não podemos desanimar nos primeiros posts, pois os resultados demoram para aparecer. Além disto a cultura de permitir o erro, de aprender com os dados, testar hipóteses, mensurar e aprender de forma contínua é algo que no digital é reforçado pela facilidade de acesso aos dados, mas isto vai ser o tema do passo 6 que vou detalhar no próximo artigo.

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